O início

A história do LEDES tem início muito antes de sua criação oficial. Em 1987, o primeiro passo em direção à gênese do laboratório foi dado, com a criação do primeiro curso da área de Informática no Estado de Mato Grosso do Sul: o Bacharelado em Ciência da Computação. A partir de então, a área de computação se fortaleceu, com a fundação do Departamento de Computação e Estatística (em 1992); a criação de um outro curso na área (Bacharelado em Análise de Sistemas - 1996); seguida da criação do primeiro curso de Mestrado em Ciência da Computação (1999).

A evolução

Diante da evolução acadêmica da área de Computação no estado, o surgimento de um laboratório específico focado na subárea de Engenharia de Software foi natural. Assim, em 2001, surgiu o Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa em Engenharia de Software. Desde então, os integrantes do laboratório têm firmado diversas parcerias, tanto com a iniciativa privada quanto com o governo.

Resultados

As soluções desenvolvidas no LEDES desde sua criação possibilitaram a formação de pessoal qualificado, o aprimoramento das habilidades do grupo de Engenharia de Software no desenvolvimento de soluções computacionais, bem como a formação de uma infraestrutura tecnológica para fomentar a transferência do conhecimento entre universidade, governo e iniciativa privada.

Atualmente

Atualmente o LEDES caminha com a missão de promover o avanço do estado-da-arte e do estado-da-prática de Engenharia de Software por meio de atividades de pesquisa científica, formação humana e fornecimento de soluções inovadoras para desafios reais da academia e indústria.

Visão

Nossa visão de futuro é que o laboratório se torne um centro de referência internacional, destacando-se pelo rigor científico e ética profissional.

E para isso, promovemos e acreditamos nos seguintes valores:

  • Compromisso e responsabilidade;
  • Respeito ao ser humano e valorização de suas relações;
  • Foco em qualidade;
  • Valorização da criatividade;
  • Rigor científico e ética profissional.

LEDES

Nós somos uma família

Indentificou-se conosco? Envie-nos o seu currículo!